segunda-feira, 23 de março de 2015
ESTUDANDO TROMBONE SOZINHO
Antes de me formar o desafio era passar nas provas, fazer um bom recital, concluir a monografia para então obter o diploma. Hoje os desafios são outros e podem ser definidos em uma palavra: concurso. Ter estabilidade profissional e financeira é o objetivo maior de muitos músicos.
Ai vem algumas dificuldades, já formado e meio distante da Universidade, estudar trombone por conta própria é um desafio e tanto. Na faculdade o professor te aponta os caminhos: "você precisa melhorar a afinação"; "Estude mais as escalas menores"; "Para este momento, um concerto do romantismo seria mais adequado" e etc. Agora, longe das orientações do professor, preciso ser meu próprio guia.
Uma coisa que no meu caso sempre me ajudou muito na busca pelo aperfeiçoamento das técnicas no trombone era tocar com um professor mais experiente. Fazíamos duetos, exercícios de aquecimento e tínhamos um coral de trombones onde todos os alunos e o professor tocavam juntos. Tocar junto me dá uma referência e me ajuda a melhorar o meu o som e a minha técnica. Hoje toco junto com o Michael Davis. Rsrsrsrsrs mas não pessoalmente infelizmente, adquiri um dos seus métodos de aquecimento/rotina de estudos. Trata-se de um livro com um cd pelo qual posso fazer os exercícios junto com a gravação do Michael Davis tocando. Infelizmente o cd não pode me responder perguntas e tirar minhas dúvidas mas ajuda a suprir a falta de uma referência nos estudos. Além de tudo os exercícios são divertidos e com acompanhamentos interessantes.
Não estou fazendo propaganda remunerada do produto, apenas relatando a minha impressão pessoal. Realmente funciona e não custa muito caro. Enfim, vale a pena conhecer. São os métodos chamados 15 minute warm up e 20 minute warm up. Eles tem esse nome por que duram aproximadamente esses tempos. Eu tenho o de 20 minutos e me parece que já foi lançado o de 10 minutos. Tive o prazer de fazer o de 15 minutos junto com um trombonista em um festival. É muito prático, você pode levar a gravação para onde você for.
Você consegue mais informações sobre os métodos e até mesmo como comprá-los no site http://www.hip-bonemusic.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por contribuir com seu comentário.