SWANWICK,
Keith. (1994). Ensino instrumental enquanto ensino de música. Trad.
de Fausto Borém; rev. de Maria Betânia Parizzi. Cadernos de
Estudo: Educação Musical. São
Paulo: Atravez, p.7-14.
O
texto de Swanwick aborda o ensino de instrumento de um ponto de vista
mais pautado na educação musical. O autor descreve aspectos da aula
instrumental, que considera importantes, com
base na sua experiência como docente, pesquisador e músico,
seja trabalho individual
ou coletivo,
fazendo críticas e sugestões. A proposta do texto é que as aulas
de instrumento podem ser mais musicais e que os trabalhos em grupo
podem proporcionar um desenvolvimento de habilidades motoras e
cognitivas necessárias ao fazer musical.
Para
obter uma boa compreensão do texto não são necessários
conhecimentos técnicos ou científicos, qualquer músico/professor
ou estudante de música, ao ler as primeiras linhas do trabalho, vai
identificar os dizeres do autor com características da sua própria
experiência. A linguagem usada para tratar do tema é
de fácil compreensão para leitores envolvidos no campo da música.
Por estas características, Swanwick conseguiu abordar o assunto de
forma agradável e interessante, o que torna a leitura suave.
O
trabalho é organizado em subtítulos que definem bem cada parte do
texto. As partes que compõem
o artigo são: Interação em grupo,
Leitura rigorosa ou Liberdade de
interpretação, O
ouvido interno e O
quarto dedo na corda lá. Antes
de começar estes subtítulos o autor faz uma introdução ao assunto
e aborda, sob sua perspectiva, características do ensino individual
de instrumento. Ao final, Swanwick propõe 3 regras gerais para o
ensino instrumental.
A
leitura do texto pode ser
especialmente útil para professores de instrumentos musicais de
todos os níveis de ensino. Estudantes e pesquisadores de música
também podem considerar importantes as informações e conceitos
discutidos no trabalho. Swanwick é, sem dúvida um grande
influenciador no campo da educação musical e seu texto pode
contribuir com trabalhos futuros.
Swanwick
é um dos pesquisadores e autores mais influentes no campo da
educação musical de nosso tempo. Sua
teoria espiral que descreve a aprendizagem da música por etapas,
semelhantes ao esquema de desenvolvimento de Piajet, influenciou
diversos trabalhos acadêmicos. Talvez
sua obra mais importante seja
o modelo
CLASP (composition, literature, audition, skill
e performance), que
foi traduzido por estudiosos brasileiros como TECLA (técnica,
execução, composição, literatura e audição). Este modelo é
baseado na prática, na vivência musical e resume as ideias de
educação musical do autor.
O
autor se baseia
essencialmente em sua própria vivência e em relatos de outros
profissionais para construir seu texto intitulado “Ensino
instrumental enquanto ensino de música.”. O
trabalho mantém o foco e a objetividade do início ao fim. As ideias
discutidas são boas fontes a qualquer pesquisa na área da educação
musical, sobretudo às que se aventuram na temática do ensino
instrumental. Um destaque especial às ideias do autor sobre o ensino
coletivo ou prática de grupo instrumental, suas colocações
condizem com a realidade desta modalidade de atividade.
Idalmo
Jonatan Castro Santos
Acadêmico
do curso de pós-graduação em Educação Musical da Universidade
Cândido Mendes (UCAM)
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