Professor de Trombone na Universidade Brigham Young.
Tradução: Idalmo Santos
Mestrando em Música e Cultura pela UFMG
Extraído
da minha própria experiência de tocar, pesquisar e por 17 anos de ensino
universitário em tempo integral, aqui estão algumas sugestões para aprender o
trombone alto.
1)
Conceito de som - Desenvolver um bom conceito de som para o trombone alto é
importante desde o início.
A)
Mais brilhante: Na minha opinião, o som do trombone alto deveria ser mais
trompetista do que o som do trombone tenor. O som será mais brilhante - não
lute contra ele! Pense na diferença entre trombone alto e trombone tenor como
semelhante à diferença entre trompete e trompete piccolo. Na minha experiência,
os alunos que têm mais dificuldade em estabelecer seu som no trombone alto são
os que lutam mais duro para fazer o som do alto como um tenor de grande porte!
B)
Lighter: Passar de tenor para alto requer uma abordagem mais leve, que deve
incluir menos articulação, ligeiramente menos ar e um toque geralmente mais
leve. Fino, não músculo!
C)
Gravações: Ouvir gravações de trombone alto ajudará a estabelecer este novo
conceito sonoro. Meu músico favorito é Alain Trudel. Há muitos outros grandes
também; praticamente todos os melhores trombonistas de tenor do mundo têm
gravado tanto no alto quanto no tenor.
2)
Familiaridade Inicial - Quando ensino trombone alto, geralmente recomendo que os
alunos tomem alguns dias apenas para se familiarizarem com o instrumento.
Algumas sugestões para esta fase inicial:
A)
Harmônicos e flexibilidades labiais padrão
B)
Escalas lentas
C)
Estudos Familiares
D)
Melodias de ouvido
3)
Leitura - Um dos maiores obstáculos iniciais na aprendizagem do trombone alto é
simplesmente aprender a ler música com um novo conjunto de posições. Abaixo
estão algumas sugestões para começar:
A)
Gráfico de posições: Aqui está um gráfico de posições de trombone alto.
B)
Aproximação de imersão: Algumas pessoas gostam de saltar direto para dentro.
Usando seu gráfico de posição e um pouco de tentativa e erro, entre e trabalhe
seu solo ou trecho de escolha.
C)
Abordagem metódica: Outros que querem uma abordagem mais ampla e metódica podem
querer considerar um livro de métodos. Existem vários bons livros, incluindo
métodos de Anderson, Harvey, Parow, Slokar e Sluchin. Em termos de apenas
aprender a ler, o método Slokar (Método Complete de Trombone Alto) é o mais
deliberado. Ele estabelece um programa de duas semanas de exercícios (especificados
por dia) projetados para dar a um estudante um conhecimento básico de trabalho
das posições no trombone alto. É um pouco entediante, mas eu tive algum sucesso
usando-o com os alunos.
D)
Experiência: Obviamente, quanto mais você tocar música, melhor você vai conseguir
lê-la. Tocar solos, excertos, estudos, duetos, partes de coro de trombone, etc.
- tudo o que conseguir arranjar. Vários livros de métodos estão disponíveis que
contêm uma boa concentração deste material.
4)
Entonação - é um dos maiores desafios em tocar trombone alto. Eu recomendo
encarar isso de frente desde o início. Algumas ideias:
A)
Escalas lentas com metrônomo: Trabalhe em escalas lentas, de 2 oitavas com um metrônomo.
Seu objetivo é obter o ataque inicial de cada nota dentro de uma pequena
parcela de perfeito.
B)
Duetos: Tocar duetos de alto e tenor com um amigo de tenor com “pés firmes”. Tocar
lentamente e realmente se concentrar na afinação. Certifique-se de que você
está ajustando para afinar com o tenor, não o contrário. Os livros do método de
Benny Sluchin (Material de Estudo para o Trombone Alto) têm alguns duetos; o
Livro 1 tem alguns duetos muito básicos, o Livro 2 tem 10 duetos de Mozart, e o
Livro 4 consiste exclusivamente em duetos. Eu toco bastante duetos com os
alunos quando ensino trombone alto; como mencionei acima, é também uma boa
prática de leitura.
C)
CD do Colley TuneUp: Stephen Colley tem um conjunto bastante extenso de
exercícios de afinação que são ótimos para trabalhar em entonação no trombone
alto. Com alguns deles, você afina intervalos contra um drone; com outros, você
trabalha na afinação de membros de acordes específicos contra um acorde
perfeitamente afinado. Embora eles são um pouco baixos e eles são notados em
clave de fá, eles ainda funcionam bem para o trombone alto.
5)
Literatura - É provável que você já tenha alguma ideia do que gostaria de
aprender no trombone alto. No entanto, caso você não tenha, aqui estão algumas
sugestões para começar (estou assumindo que pelo menos uma graduação universitária
avançada).
A)
Solo: Concerto Albrechtsberger. Tonalidade amigável para trombone alto, grande
peça, importante na literatura.
B) Excertos: Schumann Symphony No. 3, Beethoven
Symphony No. 5, Mozart Requiem (parte superior). Algumas das
principais razões para usar o trombone alto na orquestra!
6)
Divirta-se! Desfrute da luz, do som claro, da literatura adicional e da
experiência de aprender algo novo!
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