segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

TOP 3 MELHORES TROMBONES DE JAZZ OU DE SAMBA!

Realizei uma pesquisa nas redes sociais com a seguinte pergunta:

Na sua opinião qual é o melhor trombone para jazz?

Então sugeri alguns modelos de calibre fino a médio que se enquadram nos ditos "Jazz Trombones". Um trombonista que admiro bastante sugeriu, em um de seus artigos sobre esta modalidade de trombones, que os trombones de jazz podem também ser chamados de trombones de samba. Pessoalmente, considerando o cenário brasileiro eu apoio totalmente essa nomenclatura.

Vamos aos resultados:

3º Lugar - King 606

2º Lugar - King 3b

1º Lugar - King 2b



O modelo King 2b liderou a lista com 43,4782% dos votos, enquanto o King 3b ficou com 30,4347% dos votos. Ambos são clássicos modelos profissionais da King muito usados e muito admirados por trombonistas famosos do Jazz. Talvez a maior surpresa seja o King 606 que ficou em 3º lugar com 13,0434% dos votos. O King 606 não é da linha profissional, faz parte da linha estudante da marca. Este trombone tem um preço bem mais acessível que os modelos 2b ou 3b. Infelizmente os preços de instrumentos profissionais tem subido muito no Brasil e com certeza o modelo 606 da King é um estudante de melhor qualidade que muitos "profissionais" de outras marcas e por o preço mais acessível se torna uma ótima opção para nós brasileiros. O fato é que a King dominou os resultados da pesquisa. Isso não me surpreende, uma vez que esta marca tem décadas de tradição produzindo trombones de calibre fino (preferidos de muitos trombonistas profissionais do jazz).

Obs: Outros modelos de trombones não passaram de 1% dos votos.

Atualmente tenho um pBone (trombone de plástico) que uso principalmente em shows, para fazer naipe de música popular etc. Este trombone nem entrou na lista mas considero uma boa alternativa também. Primeiro porque leva a assinatura de Jiggs Whigham (grande nome do jazz no trombone) que tocou por décadas com os famosos Kings 2b ou 3b. O trombone é mais leve que qualquer modelo de metal, tem boa sonoridade e tem praticamente as mesmas medidas de fabricação que o clássico King 3b. Além de tudo isso tem um custo de fabricação muito baixo o que, mesmo com tantos impostos de importação, faz com que seu preço seja muito acessível.


E você caro leitor?
Já teve ou tem algum modelo King?
Usa outro trombone de calibre fino? Qual?
Concorda com os resultados da pesquisa?
Qual é a sua opinião sobre os trombones de jazz?

Deixe um comentário ai abaixo. Compartilhe com seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário.