domingo, 2 de agosto de 2015

TOP 10 MARCAS DE TROMBONE MAIS POPULARES NO BRASIL




QUAL É A MARCA DO SEU TROMBONE?


Esta foi a pergunta que fiz no grupo Trombones do Brasil no facebook. O grupo possui aproximadamente 3.300 membros. Vou mostrar só as 10 marcas mais votadas o que significa que são as mais usadas e populares entre os que responderam. Obtive várias respostas e comentários, desta pergunta surgiu a lista que apresento a seguir:


10ª - Pbone, Holton e Michael Rath - 1,3698% 

09ª - Antoine Courtois, Thein The Brass Brothers e Getzen - 1,8264%

08ª - Shires e Eagle - 2,2831%

07ª - Edwards - 3,6529%

06ª - Jupter - 5,4794%

05ª - Conn-Selmer - 5,9360%

04ª - King - 8,6757%

03ª Yamaha - 12,7853%

02ª Bach - 17,8082%

01ª Weril - 31,5068%


Das 3 marcas menos votadas eu conheço apenas o Pbone, tenho um azul. Acho um instrumento leve, confortável para se tocar e responde bem mas o deslize da vara não me agrada muito. Desde que recebi o instrumento tentei de várias formas deixar a vara deslizando melhor e não obtive um resultado satisfatório. Talvez outros trombonistas tenham sentido o mesmo. Um "canela fina" profissional ou intermediário será bem mais pesado que o Pbone, porém a vara desliza bem melhor e proporciona uma experiência performática mais eficiente. Na minha opinião, o uso do plástico na fabricação de trombones ainda pode evoluir mais.

Sobre as 3 primeiras colocadas não há muito o que falar, são bem conhecidas de todos. Eu mesmo já toquei com instrumentos de ambas as 3. Atualmente tenho um Bach 42b e apesar do desgaste natural do tempo acho a mecânica e qualidade das peças do instrumento incríveis e seu desempenho me atente muito bem. Em ordem de qualidade do instrumento eu colocaria 1º Bach, 2º Yamaha e em 3º Weril (isto considerando apenas estas 3 marcas das quais já tive instrumentos). Apesar da comparação que tenho do Yamaha ser um pouco injusta já que eu toquei por um tempo com um Yamaha de calibre fino e sem rotor enquanto que as outras duas marcas eu tive instrumentos de calibre grosso e com rotor.

Pelo o que podemos perceber nenhuma das marcas (todas sugeridas pelos participantes) domina 50% ou mais do mercado, o que é bom para os trombonistas na minha opinião. Não é atoa que a Weril ocupa o primeiro lugar desta lista. A fábrica é tradicional, bem conhecida aqui no Brasil e fornece instrumentos de qualidade superior a maioria das concorrentes com preços equivalentes ou inferiores. 

Obs: A soma das outras marcas que não entraram na lista foi de 8,6764%. Ao todo foram 28 nomes de marcas fabricantes de trombones sugeridas.

E enquanto a você leitor? Qual é a marca do seu instrumento? O que achou da lista? Será que é qualidade? É preço? O que faz da Weril a top 1 desta lista na sua opinião? 

Deixe seu comentário

Compartilhe com os amigos nem que seja para dizer:

"Que merd@ de top 10!"

Leia também: VOCÊ JÁ LIMPOU SEU BOCAL COM CREME DENTAL?

15 comentários:

  1. Por favor , vc acha que trombone da suzuki é bom? Vale a pena pagar $1400 reais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, não testei o suzuki, meu conselho é que experimente antes de comprar. Sei que ele tem um preço bastante acessível. Acredito que deve ser semelhante as marcas Michael, Igor, etc. Eu encontrei um Michael 1999 muito bom, mas só comprei depois de testar o trombone.

      Excluir
  2. Quanto tá valendo um trombone da weril um f670 recém reformado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito relativo, depende muito do estado em que o instrumento se encontra, o ideal é ver e experimentar o trombone antes de fechar negócio

      Excluir
  3. Os Bach, modelo dos anos 80 e 90, são muito bons porque tem um volume de som equilibrado, fácil afinação, as correções não são distantes, os recursos são bastante afinados! Tenho o Bach 42, calibre largo, modelo tradicional, rotor tradicional, 1987!
    O desgaste da vara interna simplesmente não existe!

    ResponderExcluir
  4. Professor, boa noite! Você conhece o Trombone Bach modelo Liberty?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Leandro, é um trombone nível intermediário da Bach muito bom!

      Excluir
  5. Conhece o trombone de pisto dolphin longo em dó?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca toquei mas já ouvi falar que não é muito legal não. Para uso em projetos de baixo orçamento para iniciar alunos pode ser útil.

      Excluir
  6. Professor,boa noite o semhor conhece a marca de trombone new york,sabe me dizer se é bom?

    ResponderExcluir
  7. Que trombone me recomenda profe eu tenia um Yamaha tênor com rotor.. mas agora não tenho dinero para comprar um yamaha..qual vc me recomenda com som grosso mais en conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais em conta eu recomendo o Weril vai encontrar um bom custo benefício. E tem a promoção que você pode trocar um instrumento usado por um novo e pagar uma diferença no valor

      Excluir
  8. Professoe você conhece a marca halk de trombone?

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com seu comentário.