terça-feira, 18 de agosto de 2015

QUAL É O MELHOR LUBRIFICANTE PARA A VARA DO TROMBONE?




Fiz uma pesquisa de opinião nas redes sociais e o resultado foi este. A maioria dos trombonistas acha o Slide o mix a melhor opção na hora de lubrificar a vara do trombone. Veja como ficou o resultado da enquete:


SLIDE O MIX - 45,8333%

TROMBOTINE - 39,5833%

ÓLEO YAMAHA - 10,4166%


Obs: A soma dos votos dos demais foi de 4,1668%



Eu já usei vários produtos até mesmo o antigo creme ponds que nem próprio para trombone era mas fazia um grande sucesso por que era barato e lubrificava muito bem. Atualmente eu tenho um restinho de Slide o mix que vai acabar a qualquer momento e um tubo quase cheio de Trombotine. Na minha opinião são os dois melhores lubrificantes para a vara do trombone. Não indico usar nenhum produto que não seja fabricado especificamente para lubrificar a vara do trombone, você pode comprometer a durabilidade e o funcionamento do seu instrumento. Use produtos próprios para isso.


Veja um pequeno vídeo onde um professor ensina a fazer a limpeza e a lubrificação da vara do trombone:


E você leitor? Qual é o produto que você usa para lubrificar a vara do seu trombone?

Tem uma dica ou sugestão, deixe nos comentários.


Compartilhe com os amigos.

domingo, 9 de agosto de 2015

FELIZ DIA DOS PAIS, TROMBONISTA!





Desejo a todos os pais trombonistas muitos momentos como este. Parabéns a todos os pais pelo seu dia. Nada como a música para proporcionar momentos especiais com quem amamos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

TOP 10 BOCAIS DE TROMBONE MAIS POPULARES



QUAL É A MARCA DO SEU BOCAL?


Fiz uma enquete no Facebook a um tempo atrás sobre bocais de trombone. As respostas me ajudaram a elaborar esta lista com as 10 marcas de bocais mais usadas entre os trombonistas brasileiros. Confira como ficou:


10ª CHRISTIAN LINDBERG - 0,9522%

09ª JUPITER - 0,9523%  

08ª  MONETTE - 2,8570%

07ª JK EXCLUSIVE - 2,8571%

06ª YAMAHA - 3,8094%

05ª JC CUSTON - 3,8095%

04ª GREG BLACK - 6,6666%

03ª DENIS WICK - 12,3809%

02ª SCHILKE - 18,0952%

01ª BACH - 44,7619%



O que dizer do resultado? A Bach é sem dúvida uma tradicional e popular fabricante de instrumentos musicais, se destacando na preferência dos músicos. É comum ver até mesmo trombonistas com instrumentos de outras marcas usando bocais da Bach. Tenho um trombone bach e estou bem afim de adquirir um bocal novo da bach já que o meu está bem velhinho e desgastado.


Bocal Bach top 1 da nossa lista

Outras marcas como CONN, KELLY e KING também foram citadas mas não entraram na lista do top 10 por estarem abaixo da CHRISTIAN LINDBERG (10ª colocada).

O que seria o diferencial da Bach? O que falta nas marcas de bocais menos populares para conquistar os trombonistas? Muito da sonoridade depende do próprio músico mas um instrumento ou um bocal de qualidade pode fazer a diferença. Durabilidade, eficiência e beleza podem ser características fundamentais na hora de escolher qual bocal comprar. Além é claro do resultado que o músico busca dependendo do estilo musical, do instrumento e outras características que podem variar de pessoa para pessoa.


E você leitor? Qual é a marca do seu bocal? Concorda com a lista?

Tem uma crítica ou uma sugestão pra gente? Deixe seu comentário abaixo!



Compartilhe com seus amigos nem que seja para dizer:

"Que lista mal feita!"


Leia também o artigo: 

VOCÊ JÁ LIMPOU SEU BOCAL COM CREME DENTAL?



quarta-feira, 5 de agosto de 2015

VOCÊ JÁ LIMPOU SEU BOCAL COM CREME DENTAL?



Mito ou verdade? Pasta de dente ou creme dental serve para limpar o bocal do trombone?




Será que mesmo os manuais de limpeza dos fabricantes nunca mencionarem o uso do creme dental no bocal do instrumento, vale a pena usar? Muitas pessoas já me perguntaram isso. "Mas no manual do meu trombone diz para usar só o Silvo (polidor de prata) alguns dizem. E realmente eu tenho um manual da Weril que faz esta recomendação.




Já faz muitos anos que uso o creme dental para tirar todas aquelas manchas de uso do meu bocal. Além de limpar as manchar o produto parece dar até um brilho no acabamento. Vejam esta demonstração feita pela TJMusic:



Hoje fui estudar trombone pela manhã e senti a necessidade de fazer a limpeza do bocal. Realmente o aspecto fica outro quando usamos o creme dental, sem contar que não fica aquele cheiro forte da química do polidor de prata. Por se tratar de uma peça onde trabalhamos com os lábios por horas e horas, aquele cheiro de silvo pode incomodar.


Então amigos, usem e abusem do creme dental em seus bocais sem medo de ser feliz.


Gostou do artigo?

Compartilha com seus amigos nem que seja para dizer:

" Olha que bost@ de artigo"


E você? Limpa seu bocal com pasta de dente? Usa silvo para dar brilho? O que acha dessa técnica de limpeza? Tem alguma dica ou sugestão?


Deixe seu comentário.

domingo, 2 de agosto de 2015

TOP 10 MARCAS DE TROMBONE MAIS POPULARES NO BRASIL




QUAL É A MARCA DO SEU TROMBONE?


Esta foi a pergunta que fiz no grupo Trombones do Brasil no facebook. O grupo possui aproximadamente 3.300 membros. Vou mostrar só as 10 marcas mais votadas o que significa que são as mais usadas e populares entre os que responderam. Obtive várias respostas e comentários, desta pergunta surgiu a lista que apresento a seguir:


10ª - Pbone, Holton e Michael Rath - 1,3698% 

09ª - Antoine Courtois, Thein The Brass Brothers e Getzen - 1,8264%

08ª - Shires e Eagle - 2,2831%

07ª - Edwards - 3,6529%

06ª - Jupter - 5,4794%

05ª - Conn-Selmer - 5,9360%

04ª - King - 8,6757%

03ª Yamaha - 12,7853%

02ª Bach - 17,8082%

01ª Weril - 31,5068%


Das 3 marcas menos votadas eu conheço apenas o Pbone, tenho um azul. Acho um instrumento leve, confortável para se tocar e responde bem mas o deslize da vara não me agrada muito. Desde que recebi o instrumento tentei de várias formas deixar a vara deslizando melhor e não obtive um resultado satisfatório. Talvez outros trombonistas tenham sentido o mesmo. Um "canela fina" profissional ou intermediário será bem mais pesado que o Pbone, porém a vara desliza bem melhor e proporciona uma experiência performática mais eficiente. Na minha opinião, o uso do plástico na fabricação de trombones ainda pode evoluir mais.

Sobre as 3 primeiras colocadas não há muito o que falar, são bem conhecidas de todos. Eu mesmo já toquei com instrumentos de ambas as 3. Atualmente tenho um Bach 42b e apesar do desgaste natural do tempo acho a mecânica e qualidade das peças do instrumento incríveis e seu desempenho me atente muito bem. Em ordem de qualidade do instrumento eu colocaria 1º Bach, 2º Yamaha e em 3º Weril (isto considerando apenas estas 3 marcas das quais já tive instrumentos). Apesar da comparação que tenho do Yamaha ser um pouco injusta já que eu toquei por um tempo com um Yamaha de calibre fino e sem rotor enquanto que as outras duas marcas eu tive instrumentos de calibre grosso e com rotor.

Pelo o que podemos perceber nenhuma das marcas (todas sugeridas pelos participantes) domina 50% ou mais do mercado, o que é bom para os trombonistas na minha opinião. Não é atoa que a Weril ocupa o primeiro lugar desta lista. A fábrica é tradicional, bem conhecida aqui no Brasil e fornece instrumentos de qualidade superior a maioria das concorrentes com preços equivalentes ou inferiores. 

Obs: A soma das outras marcas que não entraram na lista foi de 8,6764%. Ao todo foram 28 nomes de marcas fabricantes de trombones sugeridas.

E enquanto a você leitor? Qual é a marca do seu instrumento? O que achou da lista? Será que é qualidade? É preço? O que faz da Weril a top 1 desta lista na sua opinião? 

Deixe seu comentário

Compartilhe com os amigos nem que seja para dizer:

"Que merd@ de top 10!"

Leia também: VOCÊ JÁ LIMPOU SEU BOCAL COM CREME DENTAL?