quinta-feira, 31 de março de 2016

IV Encontro Nacional de Trombonistas do Rio Grande do Norte.

Foto divulgação Encontro de trombonistas de 2015


A EMUFRN recebe em abril (14 a 17) o IV Encontro Nacional de Trombonistas do Rio Grande do Norte. O evento acontece em forma de mesa-redonda, workshop, master class e recitais. A programação conta com convidados ilustres e respeitados do trombone como os professores Lélio Alves (UFBA), Adib Corrêa Vera (Orquestra Sinfônica de Goiás) e Jorginho Neto (trombonista popular de São Paulo). Também participam a professora Nazaré Rocha, que vai ministrar palestra sobre a “consciência corporal”, e o professor Marlon Barro, apresentando um recital. As inscrições já estão abertas e custam R$40. Mais informações no site do evento.

sexta-feira, 18 de março de 2016

DIVULGAÇÃO: Um blog sobre acervos musicais - Guia de Acervos Musicais Brasileiros

O Blog é uma iniciativa do CBICAM - Comitê de Bibliotecários Catalogadores de Acervos de Música do Brasil / CBBU. Todos as bibliotecas que participam do Comitê estão arroladas. O próximo passo é enviar o questionário para instituições que não estão no CBICAM.

O trabalho é coordenado pela bibliotecária Marina Macambyra da Biblioteca da ECO/USP.


Procurando informações sobre acervos de partituras e gravações musicais? Você está no lugar certo. Este blog pretende mapear as instituições brasileiras que mantêm acervo de documentos musicais. Cada post trará informações sobre um acervo.

Procure pelo nome da instituição, pelo tipo de documento ou pelas categorias Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Universitárias, Conservatórios, Arquivos e Museus.

DIVULGAÇÃO: Ciclo de Palestras: Música, Sociedade e Lugares da Memória


Ciclo de palestras: Música, sociedade e lugares da memória (no ano das comemorações do 70º aniversário da UFBA - 1946-2016).

Quinta-feira 3 de março - conferencia inaugural - auditório bus-UFBA - 14 hs
Palavras de abertura - Dr. Paulo Costa Lima / Dra. Lidia Brandão Toutain / Dr. Pablo Sotuyo Blanco.
Performatividades líquidas e juizos de valor nas músicas do século XX.
Dr. Juan Pablo González - Universidad Alberto Hurtado Sj, Chile
Pontificia Universidad Católica de Chile

Terça-feira 8 de março - auditório BUS-UFBA - 14 HS
70 anos da UFBA na memória cultural da Bahia
Dr. Paulo Costa Lima – EMUS-UFBA / PPGMUS-UFBA

Terça-feira 15 de março - auditório BUS-UFBA - 14 hs
Mesa redonda - Lugares de memória do SIBI-UFBA: Fundos e coleções
Me. Alda lima da Silva - Memória da UFBA
Me. Joseane Oliveira da Cruz - Arquivos da UFBA
Bib. Maria Alice Santos Ribeiro - Centro de estudos

Terça-feira 22 de março - auditório BUS-UFBA - 14 hs
A música na Bahia de 70 anos atrás
Dr Pablo Sotuyo Blanco - EMUS-UFBA / PPGMUS-UFBA

Terça-feira 29 de março - auditório BUS-UFBA - 14 hs 
Sociedade da informação e informação musical: Avanços e desafios nos 70 anos da UFBA
Dra. Lidia Brandão Toutain - Superintendente SIBI-UFBA
Dr Pablo Sotuyo Blanco - Acervo de Documentação Histórica Musical

DIVULGAÇÃO: Viagem Cultural para o XI Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana “Missiones de Chiquitos”


Acompanhamento: 
Elisa Freixo - especialista em Música Renascentista e Barroca; 
Flávio Gil - especialista em Patrimônio Colonial.

Programa de 07 dias e 06 noites.
A viagem cultural acontece de 25 de abril a 2 de maio e contempla a cultura boliviana e a música sacra escrita nos séculos XVII e XVIII, tanto por músicos europeus como por indígenas.

Mais informações:
Missões Turismo
Registro MTUR: RS-10.04013086000148
Telefone (55) 3381-1319


Avenida dos Jesuítas, 305 - centro
São Miguel das missões - RS

CONCURSO: Concurso Príncipe Francesco Maria Ruspoli de Estudos Musicológicos Euro-Latino-Americanos II


A Associação Cultural Ruspoli de São Paulo, Brasil (www.associacaoruspoli.com.br), em convênio com o Centro Studi e Ricerche Santa Giacinta Marescotti que realiza o Concurso Internacional de Música barroca e Estudos musicológicos “Principe Francesco Maria Ruspoli” em Vignanello (Itália – www.centrostudisgm.it), apresenta a segunda edição do Prêmio de Estudos Musicológicos Euro-Latino-Americános “Principe Francesco Maria Ruspoli”, em ocasião do sétimo Concurso Internacional “Ruspoli”.

Podem participar do prêmio todos os estudantes ou investigadores no início da carreira acadêmica que sejam cidadãos de países da América Latina e do Caribe. Os candidatos hão de se inscrever no site da Associação Cultural Ruspoli e enviar ensaios histórico-musicológicos relativos às relações musicais entre Europa e América Latina até o século XIX, até dia 20 de maio de 2016. A Associação Cultural Ruspoli oferece exclusivamente ao vencedor um reconhecimento em dinheiro de R$ 3.000.00. O Concurso oferece ao vencedor, e eventualmente a outros autores indicados pelo júri, a publicação na “Miscellanea Ruspoli”, publicada por LIM - Libreria Musicale Italiana. 

O veredicto será publicado no site da Associação Cultural Ruspoli e do Centro Studi. A entrega do prêmio ao vencedor terá lugar na Biblioteca Mário de Andrade , em São Paulo, em data a ser definida. O regulamento estará disponível no site da Associação Cultural Ruspoli a partir de fevereiro de 2016, na secção específica dedicada à segunda edição do prêmio.

CHAMADA: Chamada submissão de artigos Revista DEBATES (UNIRIO) N.16 - Teoria da Música e Análise




Chamada para publicação de artigos: DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO


N.16 (maio / 2016)

Foco: Teoria da Música e Análise Musical (atenção, não submeter artigos que não sejam deste foco)

Mês de publicação: maio de 2016

Prazo para envio: de 31 de janeiro a 31 de março de 2016

O editor da Revista DEBATES, do PPGM da UNIRIO, convoca os interessados para publicação de artigos da área da Teoria da Música e Análise Musical.

Os textos devem conter entre 7.000 e 10.000 palavras e ser enviados por e-mail em doc ou rtf para o editor. Além do texto a submissão deve conter o com resumo, palavras chave e título em português e também em inlês ou francês. Resumo: (de 150 a 300 palavras). No final colocar síntese do curriculum do(s) autor(es).

No final do texto devem ser incluídas as informações sobre o(s) autor(es) (até 20 linhas).

O texto deve seguir as normas da ABNT nas citações e, no final, nas referências completas. No texto deve-se utilizar o sistema autor/data.

Ilustrações, figuras, quadros, tabelas e exemplos musicais podem ser incluidos no texto.


As colaborações devem ser enviadas para: jonufer@globo.com (Editor da DEBATES). 

CHAMADA: Chamada de trabalhos - XXVI Congresso da ANPPOM

Informo que a chamada de trabalhos para o XXVI Congresso da ANPPOM já está disponível no site (www.anppom.com.br/associacao/eventos/congresso-atual).

O congresso tem como tema "Criação musical, criações artísticas e a pesquisa acadêmica", e será realizado em Belo Horizonte de 22 a 26 de agosto. O período para a submissão de comunicações orais e pôsteres é de 22 de fevereiro a 4 de abril, e para apresentações artísticas de 18 de abril a 8 de maio.

Destaco que neste ano textos resultantes de trabalhos originados de projetos de iniciação científica também poderão ser submetidos como comunicação oral.

quarta-feira, 16 de março de 2016

The Medallion Calls - Trombone (Piratas do Caribe)


Arr. A. Sobolewski
Performance by Idalmo Santos
Tema do Filme: Piratas do Caribe
Trombone quartet

Compartilhe o vídeo nas suas redes sociais

Me siga no facebook: https://www.facebook.com/idalmo.santo...
Me siga no twitter: https://twitter.com/idalmo_santos
@idalmo_santos
Me siga no instagram: https://www.instagram.com/idalmosantos/


terça-feira, 15 de março de 2016

Osba apresenta o 'Quinteto dos Metais' na reitoria da UFBA, em Salvador


Apresentação será realizada pelo 'Quinteto dos Metais' (Foto: Divulgação)

A reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela, em Salvador, irá receber uma apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) na quinta-feira (17). De acordo com os organizadores, o grupo irá apresentar mais uma edição da Série Carybé com o concerto "Quinteto de Metais", que é formado por músicos solistas.

A apresentação ocorre às 19h. Integram o 'Quinteto dos Metais' da Osba: Heinz Schwebel (trompete), Emerson Araújo (trompete), Josely Saldanha (trompa), Stephan Sanches (trombone) e Renato Pinto (tuba). A atividade conta com o apoio da Escola de Música da UFBA (Emus).

Conofome os organizadores, a entrada está sujeita à lotação do espaço. A Osba é um corpo artístico do Teatro Castro Alves (TCA) mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). O atual curador artístico da Orquestra é o maestro Carlos Prazeres.

SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA)– SÉRIE CARYBÉ II
Local: Reitoria da UFBA (Rua Augusto Viana, s/n, Palácio da Reitoria, Canela)
Data: 17 de março (quinta-feira)
Horário: 19h
ENTRADA GRATUITA: Sujeita à lotação do espaço

Castelo de Paiva acolheu 1º Concurso Internacional de Trombone

Por iniciativa da Academia de Música de Castelo de Paiva, realizou-se nas instalações do Auditório Municipal, o 1º Concurso Internacional de Trombone, um evento que juntou cerca de 72 participantes oriundos de diversas regiões do país e do estrangeiro, que estiveram repartidos em cinco categorias, contemplando as classes de tenor, baixo e jazz, orientado para alunos do ensino básico ao ensino superior.



O júri deste concurso foi constituído por 12 professores ligados ao ensino deste instrumento musical, vindos de várias instituições, academias e orquestras e, segundo o diretor pedagógico da Academia de Música de Castelo de Paiva, Agostinho Vieira, o evento traduziu-se num rotundo sucesso e foi do agrado dos participantes. Segundo informação da autarquia paivense, foi “uma grande jornada de cultura musical, com participações de excelente nível, valorizando cada vez mais a aprendizagem deste instrumento”.

Na noite da passada sexta-feira (04/03), no espaço do Auditório Municipal, teve lugar o Concerto de Abertura com o Dogma Brass Band, enquanto no sábado, às 19h00, no mesmo palco, realizou-se a apresentação do Ensemble de Metais da ESMAE, com os solistas Nuno Martins e Sérgio Carolino, sob a direção do Maestro David Silva. O encerramento deste concurso internacional decorreu no final da tarde de domingo, com um concerto do Ensemble de Metais da ARTAVE, sob a direção do Maestro Paulo Silva, e ainda, a atuação da Orquestra Ligeira da Academia de Música de Castelo de Paiva, orientada pelo maestro Hugo Lopes.

Entre outras entidades convidadas, o edil paivense Gonçalo Rocha marcou presença na cerimónia de entrega de prémios e encerramento e fez questão de realçar o interesse pedagógico desta atividade, enaltecendo também esta iniciativa que capitaliza “prestígio para a instituição”. Ao mesmo tempo salientou que a Academia de Música de Castelo de Paiva é “hoje a grande embaixadora do concelho e referenciada e reconhecida de forma muito positiva, continuando a ser um paradigma de sucesso que enche de orgulho todos os paivenses, sustentada num trabalho rigoroso e persistente, sabendo trilhar o melhor caminho e continuar a engrandecer o concelho, potenciando novas perspetivas para os jovens que sempre sentiram a música como vocação”.

Maestro espanhol rege a Ospa e o trombonista José Milton Vieira será o solista

No dia 22 de março, terça-feira, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta o primeiro concerto da Série UFRGS 2016. O maestro espanhol Josep Vicent, regente titular e diretor artístico da “The World Orchestra”, conduz a sinfônica no Salão de Atos da Universidade Federal do RS. Peças contemporâneas ganharão relevo no programa, composto por títulos de John Adams(1947-) e Enrique Crespo (1941-), além de seleção de balé de Serguei Prokofiev (1891-1953).

Premiado trombonista que integra a Ospa, José Milton Vieira será o solista da noite – ele participará da interpretação de concerto de Crespo em versão que, na ocasião, terá a sua estreia mundial.

A apresentação inicia em alta velocidade, com “Short Ride in a Fast Machine”, obra de 1986 escrita por Adams que a Ospa toca pela primeira vez. O compositor norte-americano, cuja produção tem fortes raízes no minimalismo, afirmou certa vez que objetivo da peça é refletir a euforia de estar em um carro acelerado.

Na sequência, a orquestra executa “Concerto para trombone em F”, de Crespo. A obra contempla elementos da milonga e da jota (dança espanhola). Estreada em 2015, ela teve um trecho incluído ao longo do último ano – a nova versão terá sua estreia mundial realizada pela Ospa nesta noite.

Vencedor do prestigiado Concurso Internacional “Città di Porcia” (Itália-2015), José Milton Vieira, que tocará os solos desse concerto, vem se destacando como um grande nome da nova geração do trombone brasileiro. Possui especialização pela Julliard Musical School e, além de ser Trombone Solo da Ospa, é membro do Quinteto Porto Alegre.

Como homenagem aos 400 anos da morte de William Shakespeare, lembrados em 2016, o programa encerra com a música do balé“Romeu e Julieta”, de Prokofiev. Encomendada pelo Teatro Bolshoi em 1935, a obra foi transformada em suítes para concerto pelo compositor.

O maestro espanhol Josep Vicent, que rege a Ospa pela primeira vez, é vencedor de prêmios como o “Jeunesses Musicales”, o “Oscar Esplá” e o “de las Artes Ciudad de Valencia”. Já esteve à frente de orquestras como as Sinfônicas de Londres, de Nova Iorque e de Kiev; a Filarmônica Real (Londres), a Nacional da Espanha e a Sinfônica “New World”.

Os ingressos para o concerto custam R$ 20, com 50% de desconto para estudantes, seniores e sócios do Clube do Assinante ZH. Podem ser adquiridos no dia do evento, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS, a partir das 11h
Mais informações pelo site www.ospa.org.br telefone (51) 32227387.

Josep Vicent (regente)
Espanhol, é maestro titular e diretor artístico da “The World Orchestra” desde 2004 e ex-regente titular das orquestras Sinfônica de Baleares (Palma de Maiorca), de Les Arts (Valencia) e Interval Chamber (Amsterdam). Dirige regularmente orquestras da Europa, Estados Unidos e América do Sul como a London Symphony, Rotterdam Philharmonisch, New World Symphony, Royal Philharmonic, Nacional de Espanha, Gewandhaus Orchester Leipzig, Sinfônica de Kiev, Sinfônica da Rádio Televisão Espanhola e da Radio Nederlands, Orquestra do Gran Teatre del Liceu e Teatro Real, Sinfonica de Chile e Orchestre de Teatre Royal de la Monnaie (Bruxelas). Recebeu prêmios como o “Jeunesses Musicales”, o “Oscar Esplá” e o “de las Artes Ciudad de Valencia”. É embaixador cultural da Fundação Cultura da Paz.

José Milton Vieira (Brasil | trombone)
Ganhador do primeiro prêmio e do prêmio do público no prestigiado Concurso Internacional “Città di Porcia” (Itália-2015), José Milton Vieira vem se destacando como um grande nome da nova geração do trombone brasileiro. Venceu certames como o “Lewis Van Haney Philharmonic Prize” (Paris, 2012) e o Pré–Estreia (TV Cultura-SP, 2011). Recebeu o Special Prize pela melhor interpretação da peça comissionada para trombone do 64º Internationaler Musikwettbewerb der ARD (Alemanha, 2015). Em 2012, patrocinado pelo consulado norte-americano no Brasil, especializou-se na Julliard Music School. Desde 2006 é o Trombone Solo da Ospa. Na ocasião da prova, tornou-se o músico mais jovem a obter nota máxima de todo o júri. Além de sua atuação como músico da Ospa e solista,  é membro do Quinteto Porto Alegre.

Concerto da Série UFRGS
Quando: 22 de março, terça-feira, às 20h30
Onde: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha, Porto Alegre – RS)
Ingressos: À venda no local no dia do evento
Valores: R$ 20 (público em geral) e R$ 10 (estudantes, seniores e sócios do Clube do Assinante ZH).

Horário da bilheteria: Terça-feira, dia 22 de março, das 11h até a hora do espetáculo.
Estudantes, funcionários e professores da universidade podem retirar ingressos de cortesia na administração do Salão de Atos a partir de quinta-feira, 17/03. A cota é limitada, e a distribuição é feita por ordem de chegada. É necessário apresentar o Cartão da UFRGS, e cada pessoa pode retirar 2 ingressos. A administração do Salão de Atos funciona das 9h às 12h e das 14h às 18h. 

Programa
Adams, J.: Short Ride in a Fast Machine
Crespo, E.: Concerto para trombone em F
Prokofiev, S.: Romeu e Julieta (Seleção do Ballet)
Regente: Josep Vincent (Espanha)
Solista: José Milton Vieira (Brasil | trombonista)

*Com informações da OSPA

domingo, 13 de março de 2016

Festival Internacional de Instrumentos de Metal ocorre neste mês em Manaus

Evento inicia na segunda-feira (14). Teatro Amazonas será um dos locais das apresentações



MANAUS - O primeiro Festival Internacional de Instrumentos de Metal do Amazonas será realizado em Manaus, a partir desta segunda-feira (14) até domingo (20). Farão parte da programação, as oficinas de arranjos musicais e Music Business, sobre habilidades da indústria da música, além de conceitos e metodologias necessárias para gerir as questões jurídicas, financeiras, artísticas e éticas que enfrentam o profissional na área empresarial da música contemporânea.

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o objetivo do festival é ampliar o acesso à informação e formação para instrumentistas de sopro da família dos metais. De acordo com a organização, sete grandes nomes da música de metal mundial estarão presentes no Festival, na capital amazonense. Evento contará com concertos sinfônicos com orquestras, como a Amazonas Filarmônica e concertos didáticos.

Confira a lista com a programação do evento:

Segunda-feira (14)
Credenciamento - a partir das 15h - Hall do Auditório Rio Solimões - ICHL/UFAM;
Abertura Solene - às 17h00, no auditório Rio Solimões - ICHL/UFAM;
Mesa Redonda – às 18h, com o tema: “Educação Musical – Práticas interpretativas no contexto entre Europa e América”, no auditório Rio Solimões - ICHL/UFAM;
Concerto de Abertura -  às 20h00 - Coral de Trombones da UEA.

Terça-feira (15)
Master class de Trompete, Trombone, Trompa e Canto - de 8h30 às 12h e 14h às 16h, no Centro Cultural Palácio da Justiça;
Master class de Composição e de Empreendedorismo - de 8h30 às 12h, na Casa da Cultural (Largo São Sebastião);
Palestra Conversando com o Mestre, de Msica e Performance 16h15, no Centro Cultural Palácio da Justiça;
Ensaio do Grupo de Metais – 17h15¬, no Centro Cultural Palácio da Justiça.

Quarta-feira (16) 
Master class de Trompete, Trombone, Trompa e Canto - de 8h30 às 12h e14h às 16h, no Centro Cultural Palácio da Justiça;
Master class de Composição e de Empreendedorismo - de 8h30 às 12h, na Casa da Cultura (Largo São Sebastião);
Concerto dos Professores, às 14h30, no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro;
Jantar de Adesão – 19h30, no Departamento de Artes ICHL/UFAM.

Quinta-feira (17)
Master class de Trompete, Trompa, Trombone e Canto, de 8h30 às 12h e 14h às 16h - no Centro Cultural Palácio da Justiça;
Master class de Composição e de Empreendedorismo - de 8h30 às 12h, na Casa da Cultura (Largo São Sebastião);
Palestra Conversando com o Mestre - s 16h15, no Centro Cultural Palácio da Justiça;
Ensaio do Grupo de Metais - às 17h15, no Centro Cultural Palácio da Justiça.

Sexta-feira (18)
Ensaio dos professores do festival com a Amazonas Filarmônica – de 9h às 12h, no Teatro Amazonas;
Master Class de 14h s 16h, no Centro Cultural Palácio da Justiça;
Palestra “Conversando com o Mestre” – de 16h15, no Teatro da Instalação;
Concerto Brass Ensemble e recital dos alunos de canto - às 19h30, no Teatro da Instalação.

Domingo (20)
Concerto dos professores do festival com a Amazonas Filarmônica e estreia mundial do concerto Ikarus para trompete e orquestra - às 19h, no Teatro Amazonas.

sábado, 12 de março de 2016

CONCERTO: Orquestra Unisinos Anchieta e Yamandu Costa se apresentam em São Leopoldo


A Orquestra Unisinos Anchieta começa a temporada de 2016 com um convidado especial: Yamandu Costa. “Fronteira para orquestra e violão” é a primeira apresentação do ano e faz parte da série de concertos POP, que tem como proposta unir diferentes tipos de públicos. Ao longo dos meses, além das série Concertos Comunitários Zaffari, a orquestra apresentará a Série MAGIS, com solistas de música de concerto, entre eles o fagotista estoniano Martin Kuuksmann e o barítono uruguaio Alfonso Mujica. Nas próximas edições a Série POP contará com a participação do grupo “Quartcheto” e de artistas como Pedro Verissimo e Tita Sachet. E no mês de novembro a orquestra inaugura a nova casa no Campus Unisinos Porto Alegre.

Data: 12 de março, sábado - 20h

Local: Santuário Padre Réus- São Leopoldo

Entrada franca

quinta-feira, 10 de março de 2016

CONCERTO: concertos do Quarteto Camargo Guarnieri no Grande Salão da CAIXA Cultural São Paulo

foto: Charles Brooks



Quarteto Camargo Guarnieri

Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo/SP

Datas: de 18 a 20 de março de 2016. No dia 19 de março, às 15h, haverá em concerto didático extra sobre 
instrumentos de corda de orquestra e de quarteto e sobre o repertório.

Hora: de sexta-feira a domingo, às 19h15

Classificação indicativa: livre

Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria, no dia do espetáculo, a partir das 9h)

Informações - Tel: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA Econômica Federal

Assessoria de imprensa do evento: www.bemelmans.com.br/

CONCERTO: Theatro municipal abre a temporada de balé 2016 com o espetáculo - Apoteose da dança

O balé Apoteose da Dança estreia no próximo dia 12 de março, com o Ballet e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência do Maestro Tobias Volkmann.

O balé tem programa duplo com Age of Innocence -- músicas de Philip Glass e de Thomas Newman, e coreografia de Edwaard Liang - e Sétima Sinfonia - música de Ludwig Van Beethoven e coreografia, cenários e figurinos de Uwe Scholz. 

No palco, os primeiros bailarinos Cecília Kerche, Claudia Mota, Márcia Jaqueline e Francisco Timbó, além dos solistas Carolina Neves, Deborah Ribeiro, Karen Mesquita, Mel Oliveira, Priscila Albuquerque, 
Renata Tubarão, Cícero Gomes, Edifranc Alves, Filipe Moreira, Moacir Emanoel, Murilo Gabriel e Rodrigo Negri, se revezam nas duas coreografias do espetáculo que seguirá em temporada nos dias 13, 16, 17, 19, 20, 23 e 24 de março.

O Ballet do Theatro Municipal tem direção artística das primeiras bailarinas Ana Botafogo e Cecília Kerche, que nessas oito récitas se despede como solista de temporadas de balé.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Praça Floriano s/n° - Centro

Vendas na Bilheteria, no site Ingresso.com ou pelo telefone (21) 4003-2330 

CONCERTO: Movimento Violão Grandes Solistas Brasileiros recebe violonista internacional Paulo Martelli

Criador da série Movimento Violão, o violonista Paulo Martelli se apresentará no dia 13 de março no teatro Minaz dentro da série “Movimento Violão Grandes Solistas Brasileiros”.

O concerto será às 19 horas no Teatro Minaz que está localizado na Rua Carlos Chagas, 273 - Jardim Paulista. 

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos na Cia. Minaz.

CONCERTO: CMB convida para concerto de abertura da temporada 2016




Recital-Prêmio dos 3 vencedores do "Concurso internacional de interpretação pianísitica das obras do compositor Osvaldo Lacerda".
Data: Sábado - dia 19 de Março, às 20h
Local: Centro Brasileiro Britânico - Auditório Cultura Inglesa - Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros.
Tel.: (11) 3039-0508
Entrada Franca

Site: centrodemusicabrasileira.blogspot.com.br/

He's a Pirate (quarteto de trombones)



Arr. A. Sobolewski
Performance by Idalmo Santos
Pbone - Plastic Trombone
Tema do Filme: Piratas do Caribe
Trombone quartet

quarta-feira, 9 de março de 2016

Paraná: Orquestra Sinfônica abre temporada 2016.

Foto: Fernanda Castro


A Orquestra Sinfônica do Paraná faz hoje, quarta-feira (9), às 20h30, o primeiro concerto da temporada 2016, sob a regência do maestro titular Stefan Geiger. A apresentação será no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão). 

No programa, O Guarani (Carlos Gomes), O Cavaleiro da Rosa (Richard Strauss), O Descobrimento do Brasil (Heitor Villa-Lobos) e Estancia (Alberto Ginastera). Este mesmo programa será apresentado no dia 13 (domingo), às 10h30, também no Guairão. 

Os ensaios para estas apresentações começaram na terça-feira (01). A temporada 2016 tem o apoio do Ministério da Cultura e Copel. Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00. 

MAESTRO - A Orquestra terá nesta temporada como maestro titular o alemão Stefan Geiger, um dos mais destacados de sua geração. 

Em 2015 ele fez duas regências com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Em junho ele apresentou obras de Stravinsky e Mendelssohn, e em julho regeu a trilha composta por Gottfried Hupertz para o filme Metrópolis, de Fritz Lang. 

Geiger estudou em Colônia, Trossingen, Bremen, Paris e Filadélfia. Entre os professores de formação estão Branimir Slokar (trombone) e Peter Eötvös (regência). 

Foi bolsista da Fundação Nacional Acadêmica alemã e recebeu prêmios em competições internacionais de trombone. Começou a carreira como trombonista solo da Ópera Estadual da Baviera e mais tarde se tornou solista da Orquestra Sinfônica da North German Radio. 

Em 1996 passou a ser o diretor artístico e regente da Orquestra Jovem do Estado de Bremen, na Alemanha, ao mesmo tempo em que foi nomeado para o cargo de professor de trombone e música de câmara na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo. 

Stefan Geiger é fundador do Games Music Award alemão, concerto de Web Arte ao vivo, feito em cooperação com a Arte TV, e um dos principais eventos para a juventude em 2013. 

SERVIÇO: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná. 

Data: 09 (quarta-feira) 

Horário: 20h30. 

Data: 13 (domingo). 

Horário: 10h30. 

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão – Rua Conselheiro Laurindo S/N – Centro – Curitiba – Paraná. 

Ingressos: R$20,00 e R$10,00.

quinta-feira, 3 de março de 2016

CONCERTO: Música Barroca abre programação da série Ópera e Outros Cantos em 2016


Realizada há seis anos consecutivos numa parceria entre o SESC Ribeirão e a Cia. Minaz, a série Ópera e Outros Cantos abre as atividades de 2016 nos dias 4, 5 e 6 de março, no Teatro Minaz. 


A programação começa com música barroca, trazendo instrumentos de época e instrumentistas especializados na prática historicamente informada. O concerto e a masterclass contará com o cravista Alessandro Santoro, mestre em piano pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou e mestre em cravo pelo Conservatório Real de Haia, Holanda, onde lecionou por cinco anos, a flautista italiana Livia Lanfrank formada em flauta moderna no Conservatório de Santa Cecília, em Roma, e especializada em traverso e música antiga na “Schola Cantorum” da Basíléia, Suiça, e o fagotista Fábio Cury, doutor em música pela USP – SP onde atua como professor, instrumentista de grande produção fonográfica e muito premiado, todos radicados em São Paulo. Além dos instrumentistas, o concerto contará com a apresentação do baixo-barítono Camilo Calandreli, formado em música pela USP, solista e professor de canto da Cia. Minaz e a soprano Gisele Ganade criadora e diretora da Cia. Minaz, ambos radicados em Ribeirão Preto.



No concerto serão apresentados duos, trios e tuttis incluindo compositores como Georg Philipp Telemann, Georg Friedrich Händel, Johann Sebastian Bach, Henry Purcell e Jean-Philippe Rameau. 



A apresentação terá início às 20h30, no Teatro Minaz (Rua Carlos Chagas, 273 - Jardim Paulista), com entrada gratuita (Retirada dos ingressos na bilheteria do teatro, Carlos Chagas 259 em horário comercial ou uma hora antes do concerto).



No dia 5, a masterclass será aberta a cantores, instrumentistas e regentes interessados na interpretação da música barroca, que se apresentarão em um concerto no dia 6 pela manhã. As inscrições para a masterclass podem ser feitas pelo site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br)

CONCERTO: Música no Museu - Março: A mulher na música, comemorações, atrações e homenagens.


Música no Museu dá sequência às comemorações de seus 19 anos com grandes conquistas e mais uma novidade: a mulher na música, concertos com musicistas e. preferencialmente, autoras mulheres durante todo o mês de março, incluindo o Dia Internacional da Mulher (8/3). Marca a despedida da pianista Ana Maria Brandão que viaja, em seguida, para uma temporada de três meses na Europa, mas que se apresenta em Portugal, Lisboa e Coimbra na versão Musica no Museu Internacional. Traz, também, a pianista Sonia Gonzales, da Argentina e o Coral Gaudeamos da Universidade de Villninus, Lituânea em parceria com o Coral Altivoz, da Uerj no dia 4 no CC Light. Já no dia 5 homenageia Villa-Lobos na data de seu aniversário com um concerto especial da harpista Maria Célia Machado. Na sequência, grandes nomes do piano como Lícia Lucas, Miriam Grosman, (que já se apresentaram em várias cidades europeias na versão Música no Museu Internacional e culminando no dia 30, o início das homenagens pelos 150 anos de nascimento do grande compositor francês Erik Satie, patrono do Grupo dos Seis, cuja produção original e inovadora, muito à frente de sua época, influenciou Debussy e Ravel. O repertório do concerto, sob direção artística da pianista Maria Helena de Andrade, abrangerá desde peças inspiradas na cultura grega, até as de caráter humorístico, passando pelas de inspiração clássica, religiosa, romântica e as escritas para café-concerto, num delicioso e alegre passeio musical.

Desde o ano passado os concertos da Série são transmitidos pela Tv Universitária através de uma parceria com o CIEE, pela Tv. Câmara e Tv.Alerj e, assim, multiplicando a sua audiência. Outra novidade e a entrada da Maison de France (Consulado da Franca na sua recém criada Biblioteca) na Serie encerrando o programa de marco com Claudia Ramos e sua banda com um programa só de músicas com nomes de mulheres.

Serão 30 concertos no mês sendo 24 no Rio de Janeiro,3 em São Paulo e um em Porto Alegre e dois em Portugal, mais um feito de Música no Museu.

CONCERTO: Orquestra de Câmara Theatro São Pedro em nova temporada


A série de concertos de 2016 da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro entra na campanha global #HeForShe (#ElesPorElas no Brasil) da Organização das Nações Unidas, a ONU. O cronograma começa no sábado, dia 12 de março, com a mesa redonda formada por Cesar Faccioli, secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos; Nadine Gasman, presidente da ONU Mulheres no Brasil; Jorge Furtado, cineasta; Edegar Pretto, deputado estadual, Fabiane Simione, presidente do conselho diretor da THEMIS - Gênero e Justiça e Gloria Crystal, secretária adjunta da Livre Orientação Sexual de Porto Alegre. Eva Sopher, presidente da Fundação Theatro São Pedro dará as boas-vindas ao público presente. A atividade terá entrada franca e acontece na Sala da Música - Multipalco, às 17h30min. A OCTSP é a primeira orquestra no Brasil que apoia a ONU Mulheres nesta campanha.

A abertura oficial da temporada de concertos da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro em apoio a ONU acontece nos dias 12 (20h) e 13 de março (18h). Com regência do maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, o repertório irá contemplar obras de Dmitri Shostakovich, Tasso Bangel e Chiquinha Gonzaga. A orquestra receberá os solistas Olinda Allessandrini (piano), Elieser Ribeiro (trompete) e maestro Tasso Bangel (acordeom) – completando 85 anos de genialidade.

Ingresso: Venda na bilheteria ou em www.ingressorapido.com.br

Descontos: Idoso/Estudante: 50% de desconto. Clube do Assinante: 50% de desconto para titular e acompanhante. AATSP: 50% nos ingressos de cada concerto.

CONCERTO: Theatro municipal do Rio de Janeiro apresenta o concerto de abertura da temporada 2016


A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), apresenta o Concerto de Abertura da Temporada 2016, com a Missa Solemnis em Ré maior Op.123 de Ludwig van Beethoven nos dias 4 e 5 de março, às 20h e às 16h, respectivamente. Com o patrocínio do BNDES, o espetáculo com o Coro e a Orquestra Sinfônica do TM contará com participações de solistas convidados, como a soprano Rosana Lamosa, a mezzo-soprano Carolina Faria, o tenor Eric Herrero e o barítono Michel de Souza e terá regência do Maestro Tobias Volkmann.


Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Praça Floriano s/n° - Centro



Classificação etária: Livre



Duração: 75 minutos



Informações: (21) 2332-9191



Vendas na Bilheteria, no site Ingresso.com ou por telefone 21 4003-2330

CONCERTO: Orquestra Sinfônica da Unicamp inicia sua temporada artística Com a ópera "O Empresário Teatral", de W. A. Mozart




Com a ópera "O Empresário Teatral", de W. A. Mozart (1756-1791), a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), sob a batuta da regente titular, Cinthia Alireti, inicia sua temporada artística nos dias 2 e 3 de março.


A programação inclui 35 concertos com repertórios de gêneros distintos, do barroco ao contemporâneo, que serão interpretados em diversos pontos da cidade, além dos teatros. Uma iniciativa inédita entre a Sinfônica da Unicamp e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de Campinas irá resultar em apresentações nos patrimônios históricos da cidade em horários diferenciados.


A ópera "O Empresário Teatral" será apresentada nos dias 2 (Teatro Castro Mendes, às 20h) e 3 (auditório da Faculdade de Ciências Médicas - FCM, às 19h). A regência é de Cinthia Alireti, com o elenco da Ópera Studio Unicamp (dirigido por Angelo Fernandes) e direção cênica de André Saboya. A mesma montagem será levada em junho, no Teatro do Engenho, em Piracicaba.


Nesta montagem da OSU, a parte teatral foi adaptada pelo diretor cênico André Saboya com momentos picantes da obra do dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro Nelson Rodrigues (1912-1980) e da jovialidade da stand-up comedy.