terça-feira, 24 de outubro de 2017

Resenha - Ensino instrumental enquanto ensino de música.

SWANWICK, Keith. (1994). Ensino instrumental enquanto ensino de música. Trad. de Fausto Borém; rev. de Maria Betânia Parizzi. Cadernos de Estudo: Educação Musical. São Paulo: Atravez, p.7-14.

O texto de Swanwick aborda o ensino de instrumento de um ponto de vista mais pautado na educação musical. O autor descreve aspectos da aula instrumental, que considera importantes, com base na sua experiência como docente, pesquisador e músico, seja trabalho individual ou coletivo, fazendo críticas e sugestões. A proposta do texto é que as aulas de instrumento podem ser mais musicais e que os trabalhos em grupo podem proporcionar um desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas necessárias ao fazer musical.
Para obter uma boa compreensão do texto não são necessários conhecimentos técnicos ou científicos, qualquer músico/professor ou estudante de música, ao ler as primeiras linhas do trabalho, vai identificar os dizeres do autor com características da sua própria experiência. A linguagem usada para tratar do tema é de fácil compreensão para leitores envolvidos no campo da música. Por estas características, Swanwick conseguiu abordar o assunto de forma agradável e interessante, o que torna a leitura suave.
O trabalho é organizado em subtítulos que definem bem cada parte do texto. As partes que compõem o artigo são: Interação em grupo, Leitura rigorosa ou Liberdade de interpretação, O ouvido interno e O quarto dedo na corda lá. Antes de começar estes subtítulos o autor faz uma introdução ao assunto e aborda, sob sua perspectiva, características do ensino individual de instrumento. Ao final, Swanwick propõe 3 regras gerais para o ensino instrumental.
A leitura do texto pode ser especialmente útil para professores de instrumentos musicais de todos os níveis de ensino. Estudantes e pesquisadores de música também podem considerar importantes as informações e conceitos discutidos no trabalho. Swanwick é, sem dúvida um grande influenciador no campo da educação musical e seu texto pode contribuir com trabalhos futuros.
Swanwick é um dos pesquisadores e autores mais influentes no campo da educação musical de nosso tempo. Sua teoria espiral que descreve a aprendizagem da música por etapas, semelhantes ao esquema de desenvolvimento de Piajet, influenciou diversos trabalhos acadêmicos. Talvez sua obra mais importante seja o modelo CLASP (composition, literature, audition, skill e performance), que foi traduzido por estudiosos brasileiros como TECLA (técnica, execução, composição, literatura e audição). Este modelo é baseado na prática, na vivência musical e resume as ideias de educação musical do autor.
O autor se baseia essencialmente em sua própria vivência e em relatos de outros profissionais para construir seu texto intitulado “Ensino instrumental enquanto ensino de música.”. O trabalho mantém o foco e a objetividade do início ao fim. As ideias discutidas são boas fontes a qualquer pesquisa na área da educação musical, sobretudo às que se aventuram na temática do ensino instrumental. Um destaque especial às ideias do autor sobre o ensino coletivo ou prática de grupo instrumental, suas colocações condizem com a realidade desta modalidade de atividade.

Idalmo Jonatan Castro Santos
Acadêmico do curso de pós-graduação em Educação Musical da Universidade Cândido Mendes (UCAM)







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