quinta-feira, 31 de outubro de 2019

APRENDIZAGEM DO TROMBONE ALTO

Por: Will Kimball 
Professor de Trombone na Universidade Brigham Young.

Tradução: Idalmo Santos
Mestrando em Música e Cultura pela UFMG


Extraído da minha própria experiência de tocar, pesquisar e por 17 anos de ensino universitário em tempo integral, aqui estão algumas sugestões para aprender o trombone alto.


1) Conceito de som - Desenvolver um bom conceito de som para o trombone alto é importante desde o início.

A) Mais brilhante: Na minha opinião, o som do trombone alto deveria ser mais trompetista do que o som do trombone tenor. O som será mais brilhante - não lute contra ele! Pense na diferença entre trombone alto e trombone tenor como semelhante à diferença entre trompete e trompete piccolo. Na minha experiência, os alunos que têm mais dificuldade em estabelecer seu som no trombone alto são os que lutam mais duro para fazer o som do alto como um tenor de grande porte!

B) Lighter: Passar de tenor para alto requer uma abordagem mais leve, que deve incluir menos articulação, ligeiramente menos ar e um toque geralmente mais leve. Fino, não músculo!

C) Gravações: Ouvir gravações de trombone alto ajudará a estabelecer este novo conceito sonoro. Meu músico favorito é Alain Trudel. Há muitos outros grandes também; praticamente todos os melhores trombonistas de tenor do mundo têm gravado tanto no alto quanto no tenor.

2) Familiaridade Inicial - Quando ensino trombone alto, geralmente recomendo que os alunos tomem alguns dias apenas para se familiarizarem com o instrumento. Algumas sugestões para esta fase inicial:

A) Harmônicos e flexibilidades labiais padrão
B) Escalas lentas
C) Estudos Familiares
D) Melodias de ouvido

3) Leitura - Um dos maiores obstáculos iniciais na aprendizagem do trombone alto é simplesmente aprender a ler música com um novo conjunto de posições. Abaixo estão algumas sugestões para começar:


B) Aproximação de imersão: Algumas pessoas gostam de saltar direto para dentro. Usando seu gráfico de posição e um pouco de tentativa e erro, entre e trabalhe seu solo ou trecho de escolha.

C) Abordagem metódica: Outros que querem uma abordagem mais ampla e metódica podem querer considerar um livro de métodos. Existem vários bons livros, incluindo métodos de Anderson, Harvey, Parow, Slokar e Sluchin. Em termos de apenas aprender a ler, o método Slokar (Método Complete de Trombone Alto) é o mais deliberado. Ele estabelece um programa de duas semanas de exercícios (especificados por dia) projetados para dar a um estudante um conhecimento básico de trabalho das posições no trombone alto. É um pouco entediante, mas eu tive algum sucesso usando-o com os alunos.

D) Experiência: Obviamente, quanto mais você tocar música, melhor você vai conseguir lê-la. Tocar solos, excertos, estudos, duetos, partes de coro de trombone, etc. - tudo o que conseguir arranjar. Vários livros de métodos estão disponíveis que contêm uma boa concentração deste material.

4) Entonação - é um dos maiores desafios em tocar trombone alto. Eu recomendo encarar isso de frente desde o início. Algumas ideias:

A) Escalas lentas com metrônomo: Trabalhe em escalas lentas, de 2 oitavas com um metrônomo. Seu objetivo é obter o ataque inicial de cada nota dentro de uma pequena parcela de perfeito.

B) Duetos: Tocar duetos de alto e tenor com um amigo de tenor com “pés firmes”. Tocar lentamente e realmente se concentrar na afinação. Certifique-se de que você está ajustando para afinar com o tenor, não o contrário. Os livros do método de Benny Sluchin (Material de Estudo para o Trombone Alto) têm alguns duetos; o Livro 1 tem alguns duetos muito básicos, o Livro 2 tem 10 duetos de Mozart, e o Livro 4 consiste exclusivamente em duetos. Eu toco bastante duetos com os alunos quando ensino trombone alto; como mencionei acima, é também uma boa prática de leitura.

C) CD do Colley TuneUp: Stephen Colley tem um conjunto bastante extenso de exercícios de afinação que são ótimos para trabalhar em entonação no trombone alto. Com alguns deles, você afina intervalos contra um drone; com outros, você trabalha na afinação de membros de acordes específicos contra um acorde perfeitamente afinado. Embora eles são um pouco baixos e eles são notados em clave de fá, eles ainda funcionam bem para o trombone alto.

5) Literatura - É provável que você já tenha alguma ideia do que gostaria de aprender no trombone alto. No entanto, caso você não tenha, aqui estão algumas sugestões para começar (estou assumindo que pelo menos uma graduação universitária avançada).

A) Solo: Concerto Albrechtsberger. Tonalidade amigável para trombone alto, grande peça, importante na literatura.

B) Excertos: Schumann Symphony No. 3, Beethoven Symphony No. 5, Mozart Requiem (parte superior). Algumas das principais razões para usar o trombone alto na orquestra!

6) Divirta-se! Desfrute da luz, do som claro, da literatura adicional e da experiência de aprender algo novo!

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