sexta-feira, 8 de julho de 2016

Festival comemora hoje 100 anos do samba

Dupla Zé da Velha e Silvério Pontes e Grupo Sinhá se apresentam no Parque do Rio Jaú

Zé da Velha e Silvério Pontes são conhecidos como a menor big band do mundo BERG SILVA

O Festival de Inverno de Jaú, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio do Comércio do Jahu, inicia hoje as comemorações ao centenário do samba – contado a partir do lançamento da canção “Pelo Telefone”, em 1916, do compositor carioca Donga.

A primeira apresentação, às 19h no Parque do Rio Jaú, é da dupla Zé da Velha e Silvério Pontes, que vem do Rio de Janeiro para show gratuito em Jaú. Segundo informações do secretário de Cultura e Turismo de Jaú, André Galvão de França, Zé da Velha ganhou este apelido por ter começado a tocar muito cedo com os músicos da Velha Guarda.

Ele tocava trombone de vara ao lado de Pixinguinha, Donga (o compositor de “Pelo Telefone”) e João da Baiana. A dupla é considerada como a menor big band do mundo, por causa da sonoridade reproduzida pelos seus instrumentos: trombone e trompete. 

Na sequência, por volta das 20h, sobe ao palco o jauense Grupo Sinhá, formado por Karen Cichini (vocal), Gustavo Chiosi (voz e cavaco), Luciano Gobbi (backing vocal e violão), Giba (surdo e percussão), Xixo (pandeiro), Sidney (conga e caixa) e Bola (rebolo).

Luciano Gobbi explica que o grupo irá trabalhar com a linha do samba tradicional, ressaltando grandes compositores como Cartola, Nelson Gonçalves e Noel Rosa. “Preciso me Encontrar”, conhecida na voz de Cartola, e “Feitiço da Vila”, de Noel Rosa, são algumas das músicas que serão cantadas.

O grupo também apresentará sambas mais atuais, de Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Diogo Nogueira, por exemplo. “Força Maior”, de Diogo Nogueira, “Não Sou Mais Disso” e “Maneiras”, ambas de Zeca Pagodinho, estarão no repertório. O show, de aproximadamente duas horas, ainda terá sambas-enredo de escolas tradicionais.
O violonista João Camarero, nascido em Avaré, mas residente no Rio de Janeiro, promoverá às 15h de hoje workshop na Secretaria de Cultura. É esperada a participação do músico durante o show do Grupo Sinhá. Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas pelo telefone (14) 3602-4777.

Demais dias

Amanhã haverá apresentação gratuita com o cantor Luiz Melodia, às 20h, no Teatro Municipal Elza Munerato. O domingo também será dedicado ao samba e contará com a participação ilustre de Monarco da Portela, um dos cantores e compositores mais respeitados da sua geração. Ele se apresenta às 19h no Parque do Rio Jaú, depois do grupo Código Ternário, de Araraquara, com show previsto para as 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário.