quarta-feira, 6 de julho de 2016

Semana Aldo Krieger promove shows de música instrumental até sexta (8) em Brusque

Até a próxima sexta, a cidade de Brusque - berço de um dos músicos mais importantes da história de Santa Catarina - sedia a Semana Aldo Krieger. A casa onde viveu o compositor e instrumentista Aldo Krieger (1903-1972) e hoje transformada em museu é palco para apresentações intimistas de músicos da cena instrumental do Estado.

Ricardo Pauletti Trio se apresenta na sexta (8)
Foto: Elaine Calove / Divulgação


Nesta quarta (6) quem se apresenta é o Felipe Coelho Trio, com o lançamento do disco Hora Certa. Quinta (7) será o lançamento do disco de estreia de Diego Hobus e Jairo Adriano, e depois show do grupo Música Orgânica. Na sexta (8) outro lançamento, dessa vez do DVD de Ricardo Pauletti Trio.

Leia também

— O evento privilegia trabalhos autorais, além de mostrar o acervo do Instituto Aldo Krieger (IAK) — diz o presidente do Instituto, Carmelo Krieger.
Esta é a quarta edição da Semana, idealizada pelo acordeonista Bruno Moritz. É ele que assina a curadoria do festival que começou na segunda e já teve a participação doGrupo Percusax e Beto Dunker e Banda.
— Este ano temos artistas que estão lançando novos trabalhos, sempre com foco na música instrumental popular — afirma Moritz.
A programação contempla, além de shows, visitas guiadas ao IAK e contação de histórias.
ALDO KRIEGER CRIOU A PRIMEIRA JAZZ BAND DE SC
Filho do maestro, Carmelo Krieger conta com orgulho a história do pai e a importância dele para a música brasileira.
— Ele passou por muitos estilos, valsa, choro, erudito, música para coral, hinos. Foi um músico atento às vanguardas da época, ao mesmo tempo em que desenvolveu um trabalho próprio — conta.
Aldo começou a estudar música aos sete anos. Ainda adolescente, aprendeu a tocar bandoneon, violino, violão, clarinete e saxofone. Formou com os irmãos um conjunto regional que animava o cinema mudo, as serestas e os saraus. Foi ele também quem organizou o primeiro Jazz Band de Santa Catarina. No Rio de Janeiro, foi aluno deVilla Lobos - quem o chamava, respeitosamente, de Seu Aldo.

Fez história junto com grandes nomes: Chiquinha Gonzaga, Nazareth, Callado, Pixinguinha, Tupinambá, Zequinha de Abreu, Chico Bororó e outros. Sua veia musical frutificou no talento dos filhos. Um deles, o maestro Edino Krieger, é um dos nomes mais respeitados na cena erudita brasileira.

Grupo Música Orgânica faz show na quinta (7)
Foto: Isadora Manerich / Divulgação


PROGRAMAÇÃO

Quarta (6), 20h - Felipe Coelho Trio
Quinta (7), 20h - Dieho Hobus e Jairo Adriano e Grupo Música Orgânica
Sexta (8), 20h - Ricardo Pauletti Trio

AGENDE-SE

O quê:
 4ª Semana Aldo Krieger
Quando: até sexta, 20h
Onde: Instituto Aldo Krieger (Rua Paes Leme, 63, Centro, Brusque)
Quanto: gratuito
Leia as últimas notícias de Cultura e Entretenimento no DC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com seu comentário.