Trilhas desenvolvidas
realçaram as percepções que os participantes tinham dos sabores das bebidas
(Foto: Flickr/brad.) |
O brasileiro Felipe Reinoso
Carvalho une o útil ao agradável: ele estuda como sons podem afetar a percepção
que temos do sabor da comida e da bebida. Alguns dos experimentos realizados
por ele envolveram chocolates e músicas do Jorge Ben Jor, e um mais
recente, feito em conjunto com vários outros pesquisadores, lidou com trilhas
de ambiente e cervejas.
Em 2015, o pesquisador, que é
doutorando nas Universidades Vrije Universiteit Brussel e Ku Leuven, na
Bélgica, e sua equipe convidaram visitantes do Museu dos Instrumentos
Musicais, em Bruxelas, para experimentar diferentes tipos de
cerveja: uma doce, outra amarga e uma meio-amarga. A ideia era que os
participantes bebessem e respondessem perguntas sobre o sabor antes, durante e
depois da experiência.
A questão é que os visitantes não
tinha ideia de que estavam experimentando cervejas diferentes, nem que os
pesquisadores selecionaram tipos variados de sons para alterar a percepção dos sabores.
"Uma das trilhas foi produzida com o objetivo de realçar a percepção do
açúcar da comida; outra para aumentar o do amargo e uma terceira para o meio
termo", explicou Carvalho à GALILEU. "A bibliografia científica
mostra que certos parâmetros musicais podem ter influência em atributos do
sabor. Altas frequências, por exemplo, realça o sabor do doce, as baixas
realçam os sabores amargos, enquanto uma combinação entre ritmo sincopados de
alta frequência vão ativar a percepção do azedo nas comidas."
O estudo foi publicado no
periódico Food Quality and Preference, no qual os pesquisadores explicam que, no geral, as trilhas
influenciaram na forma que os participantes avaliaram os sabores das cervejas.
"Os resultados demonstram que os sons que foram desenvolvidos para
ressaltar um sabor específico pode ser utilizada para influenciar a experiência
dos participantes ao saborear a cerveja", afirmam.
O trabalho do pesquisador
brasileiro não para por ai: com o projeto The Sound of Chocolate (O
Som do Chocolate, em tradução livre), Carvalho ganhou o concurso Make
Brussels, promovido pela prefeitura de Bruxelas para promover o turismo
da cidade após o atentado terrorista. A objetivo do projeto é realizar
experiências diferenciadas de degustação do chocolate. "Como a
música dos talentos de Bruxelas pode influenciar o sabor do chocolate? Este
projeto permitirá que as pessoas experenciem como a música pode mudar a
percepção do sabor do chocolate, que os deixará mais cientes dos poderes de
seus sentidos", explica a página do projeto.
Carvalho relata o dia a dia do
das pesquisas em seu blog, confira aqui.
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